Inicio

O mistério dos dez dias que nunca existiram

Por History Channel Brasil em 27 de Fevereiro de 2016 às 19:40 HS
O mistério dos dez dias que nunca existiram-0

No planeta, acontecem e aconteceram coisas todos os dias do ano. No entanto, é inútil rastrear fatos entre 5 e 14 de outubro de 1582, simplesmente porque esses dias jamais existiram.

A noite de 4 de outubro de 1582, uma quinta-feira, foi sucedida pela manhã de sexta-feira, 15 de outubro de 1582. Mas o que aconteceu? A resposta está no fato de o calendário utilizado até a noite de quinta, ter sido substituído por um novo e mais perfeito, na manhã de sexta.

[VEJA TAMBÉM: Conheça o lugar onde rádios, relógios e bússolas não funcionam]

Desde que o homem começou a medir o tempo, foram feitos todos os tipos de calendários, imprecisos na maioria dos casos, incluindo o introduzido pelo imperador Júlio César alguns anos antes de Cristo. Embora a defasagem desse calendário fosse bem conhecida na Roma Antiga, seu erro era quase insignificante para trazer preocupações imediatas.

Todavia, 15 séculos depois, a defasagem se tornou insustentável. Quando Cristóvão Clávio, assessor astronômico do Papa Gregório XIII, conseguiu calcular o erro no calendário juliano, a distorção já havia consumido 10 dias por completo. E para corrigir isso, foi introduzida uma nova tabela, conhecida como calendário gregoriano, vigente até hoje.

Aparentemente, o calendário juliano e o gregoriano são muito parecidos, por serem baseados igualmente na extensão do ano tropical, ou seja, o tempo que transcorre até a Terra voltar a passar pelo mesmo equinócio, ou pelo mesmo solstício. Isso significa que, nos dois casos, o ano possui 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos.

Mas a diferença está em um pequeno grande detalhe: o calendário juliano arredondou o ano para 365,25 dias, optando por colocar um ano bissexto, de 366 dias, a cada quatro anos, o que funcionou para a época, apesar de ignorar a perda de alguns poucos segundos todos os anos. Com o tempo, a soma desses segundos acabou por distorcer gravemente a realidade do calendário global.

Para o ano de 1582, por ocasião da Páscoa, que deveria ser comemorada no domingo seguinte à lua cheia posterior ao equinócio de primavera, a defasagem do calendário juliano ficou evidente. O equinócio, que deveria ocorrer no dia 21 de março, aconteceu no dia 11 desse mês, o que incomodou seriamente Gregório XIII, que nomeou uma comissão de sábios jesuítas para recompor o calendário.

O mistério dos dez dias que nunca existiram - 1


Fonte: proyectosandia.com 

Imagem: STILLFX/Shutterstock.com