Inicio

O fim do sal de cozinha: Conheça a planta que o substituirá e que pode combater até tumores

Por History Channel Brasil em 17 de Novembro de 2015 às 09:53 HS
O fim do sal de cozinha: Conheça a planta que o substituirá e que pode combater até tumores-0

Uma pequena planta descoberta em Santa Catarina pode substituir o sal de cozinha de uma maneira muito mais saudável. 

O sal verde, um pó extraído que lembra a cor do óregano, é da espécie Sarcocornia ambigua. Ele possui três vezes menos cloreto de sódio que o sal comum, um dos vilões da pressão alta. Pesquisas alegam que este sal verde pode combater o envelhecimento das células, o colesterol e alguns tumores.

[VEJA TAMBÉM: Pescador encontra "peixe mutante" próximo à Fukushima]

A planta foi descoberta há 10 anos e agora pesquisadores da Epagri e da Universidade Federal de Santa Catarina estudam como ela poderia produzir sal em escala comercial. Há registros da Sarcocornia ambigua em alguns pontos do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

De acordo com pesquisadores, a plantinha está presente em uma região de transição entre mangue e mar, o que poderia explicar o sabor salgado do pó extraído.

Os estudos em relação aos benefícios da planta mostraram que suas qualidades são muito promissoras. O grande desafio é como e onde plantar a espécie em quantidade para atender uma escala comercial e chegar ao mercado. Os pesquisadores estimam que são necessários mais três anos de estudos, que ainda não têm data para começar.
CLIQUE AQUI E AJUDE A PRESERVAR PAISAGENS INCRÍVEIS. Fontes: Zero Hora e Diário Catarinense

Imagem: Marco Schmidt [CC BY-SA 2.5], via Wikimedia Commons