Inicio

O cachorro herói que salvou incontáveis vidas na Primeira Guerra

Por History Channel Brasil em 15 de Julho de 2016 às 00:06 HS
O cachorro herói que salvou incontáveis vidas na Primeira Guerra-0

Um cachorro pode ser considerado um herói da Primeira Guerra por sua bravura no campo de batalha para entregar uma mensagem que salvou muitas vidas.

O cão salvador, curiosamente chamado de Satã, defendeu as tropas francesas contra os alemães na batalha de Verdun. Ele recebeu a perigosa tarefa de entregar uma mensagem a soldados sitiados sob pesado ataque dos alemães.

A mensagem levava o seguinte recado: "Pelo amor de Deus segurem aí. Nós vamos aliviar vocês amanhã. "

Satã partiu com uma máscara de gás no focinho, duas cestas contendo pombos-correio e um tubo de bronze, preso na sua coleira, onde levava a mensagem aos homens desesperados.

Cachorro atingido

Satã usou todo o seu treinamento de guerra e saiu correndo pelo campo de batalha, em ziguezague, para fugir das balas dos alemães. Isso não impediu o cachorro de ser atingido na pata dianteira direita. Os soldados franceses que o seguiam de longe viram o cão tombando, mas estavam presos nas trincheiras.

Duvalle, um soldado francês que treinou Satã, também seguia o cachorro. Ele deixou sua trincheira e deu um grito encorajador para o cão. Ao ouvir a voz amiga, o animal se levantou a continuou fielmente sua missão. Duvalle, infelizmente, foi atingido por franco-atiradores alemães e morreu.

Sempre em frente 

Satã chegou à sua missão e entregou a importante mensagem. O capitão, agradecido e aliviado, escreveu as coordenadas da localização alemã. O capitão fez uma segunda cópia da mensagem e colocou cada uma nos pombos trazidos pelo cachorro. Em seguida, as aves foram liberadas. Os alemães já estavam esperando os pombos e, imediatamente, mataram um deles. O segundo pássaro conseguiu retornar para os franceses.

Verdun

Horas depois, o exército francês conseguiu derrotar os alemães, dando fim à sangrenta batalha. Verdun foi uma das muitas batalhas da Primeira Guerra Mundial em que foram usados cães treinados. Mais de 50 mil animais lutaram bravamente, levando mensagens, transportando munição e guardando trincheiras.

E o Satã?

Sobre Satã, não se sabe que aconteceu com ele. Há rumores de que morreu assim que completou sua missão ou até mesmo que se aposentou como um herói de guerra. A única certeza é que sua coragem jamais será esquecida.




Fonte e imagem: War History Online