Inicio

Morre Roberto Gómez Bolaños, o eterno Chaves

Famoso por bordões como "foi sem querer querendo" e "isso, isso, isso", ele era imensamente popular em toda a América Latina
Por History Channel Brasil em 01 de Dezembro de 2014 às 10:43 HS
Morre Roberto Gómez Bolaños, o eterno Chaves-0

Roberto Gómez Bolaños, criador dos personagens Chaves e Chapolin, morreu em 28 de novembro de 2014, aos 85 anos. O artista tinha a saúde debilitada e sofreu um infarto em casa, na Cidade do México. Famoso por bordões como "foi sem querer querendo", "isso, isso, isso" e "não contavam com a minha astúcia", ele era imensamente popular em toda a América Latina

"Chespirito"

Bolaños nasceu na Cidade do México em uma família de classe média, filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, que morreu quando o futuro artista era criança. Na juventude, estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. 

Por volta dos 20 anos de idade, Bolaños já escrevia roteiros de programas de televisão. Ele também foi autor de canções e roteiros para programas de rádio. Como roteirista, escreveu os textos de dois dos programas mais populares da televisão mexicana: “Comediantes e Canções” e “O estudo de Pedro Vargas.”

Ganhou o apelido de "Chespirito" do diretor Agustín Delgado. Trata-se de um diminutivo do nome Shakespeare ("Shakespearito"), já que Bolaños media em torno de 1.60m e tinha grande talento para escrever. Em 1968, Chespirito assinou um contrato com a recém-formada rede TIM (Televisión Independiente de México), no qual tinha 30 minutos na programação, com total autonomia. Neste espaço, escreveu e produziu programas que ficaram muito populares no México. Com o sucesso, a emissora concedeu espaço de uma hora nas noites de segunda-feira.

Em seu show, simplesmente chamado "Chespirito", ele promoveu a estreia de seus dois personagens mais queridos, "Chaves" (do original em espanhol El Chavo del 8) e "Chapolin Colorado" (do original El Chapulín Colorado). Esses dois personagens se tornaram tão populares que a rede promoveu, para cada um, uma série semanal de 30 minutos. As aventuras de Chaves foram exibidas originalmente de 1971 a 1992.

Chaves conquistou multidões de espectadores mostrando o cotidiano de uma vila humilde. O roteiro girava em torno de uma pobre e órfã criança (Chaves), de oito anos, e suas confusões com vizinhos como Seu Madruga, Dona Florinda e a Bruxa do 71, além das brincadeiras com amigos como Kiko e Chiquinha. Seus personagens, pobres e inocentes, eram acompanhados em lares da América Latina, Espanha e dos Estados Unidos, onde há quatro décadas, o programa foi exibido sem interrupções, um feito incomparável na história da televisão mundial.

Estima-se que no ano de 1975 o programa "Chaves" era visto por mais de 350 milhões de telespectadores a cada semana. O seriado foi transmitido pela última vez em 1º de janeiro de 1980, contudo  seguiu até 12 de junho de 1992 como um quadro do programa Chespirito. O elenco principal era formado por Bolaños, María Antonieta de las Nieves, Ramón Valdés, Florinda Meza, Carlos Villagrán, Edgar Vivar, Rubén Aguirre, Angelines Fernández, Horacio Gómez e Raúl Padilla.

Chapolin Colorado foi ao ar, originalmente, entre 1970 e 1979. A intensa dedicação aos seriados Chaves e Chapolin Colorado também rendeu um casamento para Bolãnos. Após 27 anos trabalhando juntos, ele se casou em 2004 com a atriz Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda. Ele teve seis filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda.

Imagens
SBT/ Divulgação