Inicio

Mina na Inglaterra pode guardar segredos extraterrestres

Por History Channel Brasil em 09 de Novembro de 2016 às 14:12 HS
Mina na Inglaterra pode guardar segredos extraterrestres-0

Cientistas encontraram rochas semelhantes às observadas por sondas da Nasa em Marte.

Éramos uma coisa só há bilhões de anos ... mas será que ainda compartilhamos elementos com nossos planetas vizinhos? Cientistas europeus apostam que sim e investigam uma mina na Inglaterra cujas rochas seriam semelhantes às de Marte. Agora é só achar possíveis formas de vida ali.

A mais de um quilômetro abaixo da Terra, cientistas europeus pesquisam uma mina com rochas formadas há 250 milhões anos que podem dar pistas sobre a vida em Marte. Localizada no nordeste da Inglaterra, a mina Boulby é rica em potássio e sal. As rochas que existem ali são semelhantes a estruturas já observadas por sondas da Nasa no Planeta Vermelho.

O objetivo da pesquisa, segundo cientistas da Universidade de Edimburgo, é calcular até que ponto a Missão Marte 2020, da agência espacial americana, deve se concentrar em explorá-los. Boulby é considerada um bom análogo da superfície de nosso planeta vizinho.

Munidos de roupas especiais, equipamentos de oxigênio e lâmpada no capecete, os cientistas descem num elevador por cerca de 8 minutos e colhem extratos dessas rochas, que passam por máquinas onde entram em contato com antígenos na esperança de ativar proteínas que poderiam representar alguma forma de vida. A ideia é ter alguma pista sobre a árvore genealógica da Terra e, quem sabe, do espaço. Afinal, tudo era parte de uma coisa só há bilhões de anos, certo?

Mina na Inglaterra pode guardar segredos extraterrestres - 1

 


Fonte: New Scientist
Imagem: Boulby Underground Science Facility