Inicio

Mais casais se separam quando voltam das férias

Por History Channel Brasil em 26 de Agosto de 2016 às 14:52 HS
Mais casais se separam quando voltam das férias-0

Período pós-férias, atenção. Pesquisa mostra algo que já era antigo ao senso comum: mais casais realmente se separam após as férias.

Férias são um período para desfrutar em família, mas também podem causar estresse e frustrações, exacerbando problemas entre casais, que acabam, sim, se separando mais quando o período de descanso termina. É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Washington, apresentada no último encontro da Associação Americana de Sociologia.

O estudo analisou entradas de pedidos de divórcio na capital americana entre 2001 e 2015. Os picos acontecem em março e agosto, após o fim das férias escolares nos EUA. O menor índice de divórcios acontece no mês de dezembro - graças, segundo os cientistas, às festas natalinas.

Ninguém parece ter coragem de realizar uma mudança tão radical na família durante o Natal.

Segundo os autores da pesquisa, Julie Brines e Brian Serafini, a “temporada de divórcios” é reproduzida em outros estados americanos em que dados já foram colhidos como Ohio, Minnesota, Florida e Arizona.

“As férias tendem a ser um ciclo otimista, criando altas expectativas, uma oportunidade de um novo começo que, às vezes, não se concretiza”, afirmam os sociólogos.

Veja o gráfico da pesquisa que relaciona os meses do ano ao número de divórcios:

Mais casais se separam quando voltam das férias - 1


Fontes: Daily Mail e Universidade de Washington
Imagem: Antonio Guillem/Shutterstock.com