Inicio

Isso é o que você vai escutar se seu avião estiver caindo

Por History Channel Brasil em 26 de Fevereiro de 2016 às 00:08 HS
Isso é o que você vai escutar se seu avião estiver caindo-0

Um avião está prestes a fazer um pouso forçado ou caindo... o que a tripulação deve falar aos passageiros neste momento?

Todos nós torcemos para nunca passarmos por um momento de aperto desses. Mas quem passou, ou tem experiência no assunto, conta um pouco sobre a situação em um tópico aberto sobre isso no website Quora. 

[VEJA TAMBÉM: Documentos secretos da NASA revelam acontecimento misterioso na missão Apollo 10]

O mais provável é que numa situação de emergência em que o avião está caindo, você escute insistentemente dos comissários de bordo:  

"Mantenha sua cabeça para baixo, abrace para o impacto. Mantenha sua cabeça para baixo, abrace para o impacto. " 

Dificilmente, uma tripulação usará palavas duras ou transmitirá algum tipo de pânico aos passageiros como: "o avião vai cair, pessoal! Ai, meu Deus, vamos rezar que já era!"

De acordo com a opinião de membros de tripulação de companhias aéreas e entusiastas da aviação que participaram do debate no Quora, situações que mais envolvem perigo são os pousos de emergência - como o famoso pouso do voo 1549 da US Airways, no Rio Hudson, em Nova York, em 2009. Os participantes fizeram coro em um ponto: a regra é avisar todos a bordo quando algo está errado. E também é importante que os passageiros obedeçam as orientações e deixem para trás todos os seus pertences, pois o mais importante é sair com vida da situação (sim, às vezes, as pessoas querem aproveitar para pegar alguma "coisinha" numa situação de emergência).

Uma coisa é fato: num geral, a informação de que há algo errado com o voo parte do comandante, o piloto. E a decisão do que fazer e como também será dele. Se ele não tiver ideia do que está acontecendo, o acidente acontece e ninguém terá nem noção disso. Existe uma possibilidade remota de o piloto considerar uma situação irreverssível e não falar nada para ninguém. Contudo, o cenário mais comum é o piloto informar sua equipe sobre o que está acontecendo e instruir os assistentes a como contar aos passageiros sobre a situação. 

Isso é o que você vai escutar se seu avião estiver caindo - 1

 


Fonte: Quora

Imagem: W7/Shutterstock.com