Inicio

Incrível! Conheça a rara e macabra máscara do leito de morte de Napoleão [Vídeo]

Por History Channel Brasil em 19 de Fevereiro de 2014 às 15:36 HS
Incrível! Conheça a rara e macabra máscara do leito de morte de Napoleão [Vídeo]-0
Uma máscara mortuária de Napoleão, cujo molde foi feito no leito de morte do ex-imperador francês, foi proibida de deixar o Reino Unido pelo governo britânico. Um descendente do irmão do Reverendo Richard Boys - então capelão na Ilha de Santa Helena quando Napoleão morreu e proprietário inicial do objeto -, vendeu a máscara de gesso em um leilão por £ 175 mil (algo em torno de R$ 700 mil).
 
O comprador é estrangeiro e pretende levar o objeto para fora da Grã-Bretanha. Nestes casos, quando a obra é considerada de grande importância histórica, o governo britânico segura o artefato no seu território por um período, na tentativa de encontrar um comprador que possa manter o objeto no país. No caso da máscara, o prazo é até janeiro de 2014, que poderá ser prolongado caso necessário. Vale lembrar que Napoleão foi derrotado na batalha de Waterloo, em 1815, por forças inglesas, holandesas e prussianas, e que em 2015 esta batalha significativa da história moderna irá completar 200 anos. 
 
 
Esta máscara é capaz despertar fascínio ou até mesmo deixar você arrepiado. Acredita-se que ela foi produzida pelo cirurgião britânico Francis Burton, que estava presente no momento da morte de Napoleão, então exilado na Ilha de Santa Helena, e que morreu no dia 5 de maio de 1821. Apenas duas máscara teriam sido produzidas na ocasião e, partir delas, cópias começaram a correr o mundo. 
 
Então proprietário da máscara, Andrew Boys disse que ficou surpreso ao saber que havia herdado o macabro objeto em um funeral da família. No dia do leilão da Bonhams, foi divulgado que o Rev. Richard Boys costumava jogar xadrez com Napoleão e que ele trouxe inúmeras lembranças do seu tempo na Ilha de Santa Helena quando retornou ao Reino Unido.  
 
Quem viu a máscara garante: a sensação de que você está na presença de Napoleão é muito forte.  Trata-se de uma imagem do seu leito de morte, em que é possível sentir o seu carisma, apesar da figura polêmia e controversa deste personagem que ditou os rumos da história moderna.
 
Veja também