Inicio

Guy Fawkes: o grande conspirador da nossa era

Por History Channel Brasil em 14 de Junho de 2016 às 19:00 HS
Guy Fawkes: o grande conspirador da nossa era-0

Guy Fawkes, conhecido como Guido Fawkes, foi o homem que inspirou a máscara do personagem principal dos famosos quadrinhos criados por Alan Moore de “V de Vingança”.

Posteriormente, o adereço foi adotado como símbolo do grupo internacional descentralizado de ciberativismo conhecido como Anonymous.

A história de Fawkes é muito simbólica e inspiradora para os amantes da revolta, da agitação e da resistência à ordem estabelecida. Ele é o homem que esteve a ponto de mudar a história da Inglaterra em 4 de novembro de 1605, como membro decisivo de um complô católico organizado para matar o rei Jaime I e o Parlamento, controlados, na época, pelos protestantes.

Guido foi detido com 36 barris de pólvora nos porões da Câmara dos Lordes. Ele foi torturado na Torre de Londres para que, em vão, contasse detalhes e apontasse os participantes da conspiração. Ainda estão conservados, como prova chocante de sua resistência, os papéis assinados por Fawkes antes e depois das torturas. Diante de seu silêncio obstinado, as autoridades decidiram enforcá-lo. Seu cadáver foi esquartejado e suas partes enterradas em diferentes pontos da Inglaterra.

Apesar do fracasso da chamada Conspiração da Pólvora e seu trágico fim, Fawkes entrou para a história por causa de sua valentia e coragem para suportar a tortura sem delatar seus companheiros nem abandonar suas convicções.



Fonte: El Diario

Imagem: Rob Kints/Shutterstock.com