Inicio

Grande passo para cura da AIDS é dado por cientistas nos EUA

Por History Channel Brasil em 30 de Março de 2016 às 00:08 HS
Grande passo para cura da AIDS é dado por cientistas nos EUA-0

Cientistas da Universidade Temple, nos EUA, conseguiram remover o genoma do HIV das células imunológicas de um paciente com o vírus da AIDS.


Para atingir esse grande feito, eles usaram a revolucionária técnica de edição genética chamada CRIPSR/Cas9. Com ela, nunca antes os cientistas puderam, com tanta facilidade, editar ou remover partes específicas do DNA. Isso permitiu direcionar mutações particulares, dando esperança de cura para certas doenças hereditárias e, agora, atacar por uma outra frente o vírus HIV.

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]



Os cientistas usaram a impressionante precisão da técnica CRIPSR/Cas9 para localizar e remover as partes derivadas do DNA de células T infectadas (que são os glóbulos brancos). Eles removeram todo o genoma do HIV sem quaisquer outros efeitos secundários sobre as células hospedeiras, que continuaram a crescer e se dividiram normalmente. Não só isso, mas as células T, agora sem o HIV, ficaram, inclusive, imunes a uma nova infecção.

"Os resultados são importantes em vários níveis", disse o geneticista Kamel Khalili, líder da equipe de pesquisadores responsável pelo experimento.

"Eles (resultados) demonstram a eficácia do nosso sistema de edição de genes na eliminação do HIV a partir do DNA das células T e, através da introdução de mutações no genoma viral, inativação de forma permanente a sua replicação. Além disso, eles mostram que o sistema pode proteger as células de reinfecção e de que a tecnologia é segura para as células, sem efeitos tóxicos. "

Os pesquisadores realizaram as experiências utilizando células T obtidas de pacientes infectados pelo HIV e, em seguida, cultivadas em laboratório, o que permite esperar que a técnica possa ser melhorada mediante determinando nível que os médicos não terão somente que cuidar da infecção de células, mas poderão oferecer tratamentos para, finalmente, curar as pessoas.

 

Grande passo para cura da AIDS é dado por cientistas nos EUA - 1

 


Fonte: IFL Science
Imagem: Jarun Ontakrai/Shutterstock.com