Inicio

Estudo mostra que chimpanzés também podem acreditar em Deus

Por History Channel Brasil em 02 de Abril de 2016 às 00:08 HS
Estudo mostra que chimpanzés também podem acreditar em Deus-0

Aqui vai uma pergunta que pode soar um tanto quanto estranha para você: macacos acreditam em Deus?

Imagine que a resposta fosse afirmativa. O quanto isso mudaria a nossa percepção da cultura humana?

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



A possibilidade de afirmar que não apenas os seres humanos creem na existência de um ser superior não é pura especulação: vem de uma observação científica de chimpanzés em Guiné, que parecem ter desenvolvido um sistema ritualístico para cultuar um deus.

A descoberta, realizada por um grupo de cientistas da Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha, foi seguida de uma pesquisa que chegou a resultados surpreendentes. Os pesquisadores filmaram os primatas com câmeras escondidas e registraram o que vemos no vídeo: um comportamento grupal que não tem um objetivo claro, uma função prática, como acontece em todas as tarefas coletivas dos animais, mas que parece remeter a uma crença simbólica, hipótese reforçada pelo fato de a prática ter se repetido de forma idêntica em outras ocasiões.

Essa descoberta incrível leva a uma pergunta inquietante: será que o sentimento religioso e a consciência de uma entidade superior obedecem a um caminho evolutivo em que os chimpanzés estão andando na mesma direção que nossa espécie? Será que compartilharemos com os macacos, em algum momento, um mesmo Deus?

Ou será que já o compartilhamos atualmente? 



Fonte: Pijama Surf 

Imagem: Edwin Butter/Shutterstock.com