Inicio

Espécime raro de tubarão nunca visto antes é capturado na Austrália

Por History Channel Brasil em 19 de Maio de 2015 às 12:52 HS
Espécime raro de tubarão nunca visto antes é capturado na Austrália-0

Pescadores que trabalhavam nas águas do sudeste australiano capturaram um espécime raro do tubarão-babado, conhecido como o “fóssil-vivo”, pois remonta a 80 milhões de anos. A cabeça e a cauda dessa espécie são semelhantes às de um tubarão comum; no entanto, ele possui 300 dentes, divididos em 25 fileiras, e seu corpo é mais parecido com o de uma enguia gigante.

O espécime capturado, de dois metros de comprimento, foi encontrado nas proximidades do lago Entrance, no estado australiano de Victoria. Simon Boag, da SETFIA (Associação da Indústria de Pesca com Rede do Sudeste), afirmou que é a primeira vez que esse animal é visto. “De fato, parece ter 80 milhões de anos. Tem um aspecto pré-histórico, parece de outro tempo”, acrescentou.

Cientistas da CSIRO (Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial) confirmaram que se trata de um tubarão-babado, espécie conhecida dentro do meio acadêmico, mas raramente vista por pescadores. Apesar de o animal ser encontrado em profundidades superiores a 1200 metros, o espécime em questão foi capturado a 700 metros abaixo da superfície aquática.

Fonte: Peru Pesquero 

 

Imagem: © Citron / , via Wikimedia Commons