Inicio

Documentos secretos da NASA revelam acontecimento misterioso na missão Apollo 10

Por History Channel Brasil em 24 de Fevereiro de 2016 às 11:47 HS
Documentos secretos da NASA revelam acontecimento misterioso na missão Apollo 10-0

Arquivos confidenciais da NASA revelam que astronautas da missão Apollo 10 ficaram chocados ao escutar um som de outro mundo quando sobrevoavam o lado mais distante da Lua em relação à Terra. 

A situação ocorreu em 1969, dois meses antes da histórica missão Apollo 11, que levaria o homem para a Lua pela primeira vez na história. 

[VEJA TAMBÉM: China desaloja milhares para produzir antena gigante para buscar ETs]

Quase quatro décadas mais tarde, foi revelado que os astronautas da Apollo 10 (Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan) escutaram um som muito estranho quando faziam um percurso pelo chamado "lado oculto" da Lua.

"Você escutou aquilo?" 

Os três tripulantes estavam sem qualquer tipo de contato com a Terra no momento e ficaram atônitos ao escutar um som sem precedentes para a ocasião. Veja abaixo o trecho da conversa gravada sobre o episódio:

"Isso soa como, você sabe, música tipo do espaço sideral."

"Você escutou aquilo? Aquele som assoviando? Uooooooooooo!"

"Bom, com certeza é uma música estranha!"

Após o incidente, que durou quase uma hora, eles ficaram sem saber o que fazer assim que retomaram a comunicação com a Terra:

"Isso é inacreditável! Você sabe?"

"Devemos contar a eles (na Terra) sobre isso?"

"Eu não sei. Nós temos que pensar sobre isso."

As transcrições das conversas da missão Apollo 10 estavam sob sigilo e intocadas até 2008. Agora, um verdadeiro debate teve início sobre a natureza e origem dos estranhos sons que os astronautas ouviram. 

Documentos secretos da NASA revelam acontecimento misterioso na missão Apollo 10 - 1

Imagem: NASA/Domínio Público, via Wikimedia Commons

Interferências de rádio ou algo além?

Engenheiros da NASA alegam que tudo não passou de interferências de rádio, enquanto muitos alegram que três astronautas treinados não se confundiriam com algo tão simples. 

"A tripulação da Apollo 10 estava acostumada com o tipo de barulho que eles deveriam estar ouvindo. A lógica me diz que se havia algo gravado lá, então havia algo lá ... A NASA iria segurar essa informação do público se eles acharam que isso era o melhor para o interesse público", disse o astronauta Al Worden, comandante da Apollo 15, em entrevista ao programa "NASA's Unexplained Files", do Science Channel.

"Se você está atrás da Lua e escuta algum ruído estranho em seu rádio, e você sabe que está bloqueado a partir da Terra, então o que você poderia possivelmente pensar?" questiona Worden.

Confira a história abaixo (vídeos em inglês):

Fontes: Unilad , Huffington Post

Imagem: NASA/Domínio Público via Wikimedia