Inicio

Conheça a temida planta venenosa que pode levar ao suicídio

Por History Channel Brasil em 14 de Setembro de 2016 às 11:14 HS
Conheça a temida planta venenosa que pode levar ao suicídio-0

Uma planta australiana, aparentemente inofensiva, é uma das mais temidas do planeta pela aterrorizante dor que provoca em qualquer um que toque em suas folhas.

A dendrocnide moroides, também conhecida como “ferrão do mato” ou “planta do suicídio”, produz uma dor tão intensa que faz com que quem a toque opte por soluções extremas para se livrar das dores dilacerantes.

Os primeiros casos relacionados ao efeito dessa planta são de exploradores e soldados do século XIX, que encontraram esse arbusto e sentiram a dor insuportável que ele causa. O topógrafo A.C. MacMilan relatou em 1866 que seu cavalo roçou a planta enquanto viajava em uma estrada de North Queensland, na Austrália e, após o incidente, o animal ficou enfurecido e morreu em duas horas. Outras testemunhas afirmam que, na Segunda Guerra Mundial, muitos soldados não conseguiam lutar porque a planta os havia deixado imobilizados. É conhecido também o caso de um soldado que se suicidou por não aguentar o sofrimento.

A dendrocnide moroides pode ser encontrada na Austrália, onde é conhecida como gympie gympie, mas também na Nova Guiné e na Indonésia. As folhas dessa planta possuem uma série de pelos que cobrem sua superfície. Além disso, elas possuem um ferrão de sílica carregado de uma neurotoxina chamada moroidina, com efeitos venenosos. Basta apenas roçar a planta para sentir uma queimação muito forte que aumenta continuamente até se tornar insuportável.
Conheça a temida planta venenosa que pode levar ao suicídio - 1

 



Fonte: supercurioso.com    
Imagem destaque:  Vlue/Shutterstock.com
Imagem da planta: Cgoodwin (Trabalho Próprio) [GFDL or CC BY 3.0], via Wikimedia Commons