Inicio

Conheça a história da múmia mais bela do mundo

Por History Channel Brasil em 10 de Março de 2016 às 16:50 HS
Conheça a história da múmia mais bela do mundo-0

Talvez não exista sofrimento maior que aquele causado pela morte de uma criança, especialmente para os pais.

E é exatamente esse sentimento aterrador, a ruptura com a ordem natural, que deu origem à triste história da “múmia mais bela do mundo”.

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 

Em algum dia do mês de dezembro de 1918, nasceu Rosalia Lombardo. Dois anos depois, vítima de uma epidemia de gripe, a pequena morreu de pneumonia. Desolados, seu pai, Mario Lombardo, oficial da infantaria, e sua mãe, Maria Di Cara, recorreram ao taxidermista Alfredo Salafia, o mais famoso da época, para que ele conservasse o corpo da criança com a melhor de suas artes. E foi exatamente o que ele fez: 90 anos mais tarde, o corpo de Rosalía ainda se encontrava em tal grau de compostura e beleza que as pessoas passaram a chamá-la de “a múmia mais bonita do mundo”.

O corpo da menina foi um dos últimos a ser recebido na câmara para crianças das catacumbas dos capuchinhos de Palermo, na Itália, sendo transportado até o túmulo por seu pai. Embora, segundo o estipulado, o caixão de Rosalia tivesse que ser retirado algum tempo depois, as visitas constantes que recebia de familiares – muitos deles residentes fora do país – fizeram com que ela permanecesse nas catacumbas.

Com o decorrer dos anos, as visitas à pequena múmia superaram o círculo familiar, ao mesmo tempo em que sua notoriedade ganhou fama, e ela começou a despertar o interesse do público em geral. E foi assim por muito tempo, até recentemente, quando seu corpo foi retirado de exibição por começar a revelar os primeiros sinais, embora pequenos, de decomposição.

Segundo o caderno de notas do taxidermista Alfredo Salafia, o procedimento utilizado se deu por meio de uma injeção de um composto ácido salicílico, capaz de matar os fungos; de sais de zinco, para que o exterior permanecesse rígido; álcool, para secar; e formol, para eliminar as bactérias. Por fim, ele aplicou glicerina na pele, para que não ficasse excessivamente seca.

Conheça a história da múmia mais bela do mundo - 1

 


Fonte: supercurioso.com

Imagem: De No machine-readable author provided. Maria lo sposo assumed (based on copyright claims). - No machine-readable source provided. Own work assumed (based on copyright claims)., Dominio público, via wikimedia