Inicio

Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo

Por History Channel Brasil em 02 de Junho de 2016 às 18:04 HS
Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo-0

"Você acha que eu sou um Matarazzo?", imagine uma família que chegou a ser tão poderosa, que essa pergunta era feita quanto alguém se encontrava diante de uma mercadoria vendida por um preço exorbitante.

A fama dos Matarazzo não era à toa: o clã foi responsável pela criação do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX. A riqueza produzida pelas indústrias do patriarca Francesco Matarazzo ultrapassava o PIB de qualquer estado brasileiro, com exceção de São Paulo.Não há dúvidas de que a industrialização brasileira passou por um novo estágio com os Matarazzo à frente dos negócios.

Entre os poderosos do clã, surgiram várias figuras que se destacaram nesta grande família ao longo de várias décadas até a atualidade, como mostramos na lista abaixo. A saga e a construção de um império que se entrelaça com a história do desenvolvimento do Brasil, você não pode perder na série Gigantes do Brasil, no HISTORY.

Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo - 1Francesco Matarazzo: foi o fundador do maior complexo industrial da América Latina e patriarca da família. Nascido em 9 de março de 1854, migrou da Itália para o Brasil aos 27 anos. Quando morreu, em 1937, aos 83 anos, em São Paulo, o empresário deixou uma fortuna avaliada em cerca de US$ 10 bilhões. Foi consagrado Conde Matarazzo pelo rei italiano Vitorio Emmanuele e é personagem que não pode faltar na série Gigantes do Brasil, do HISTORY.

 

 

Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo - 2Francisco Matarazzo Júnior: penúltimo dos treze filhos do Conde Matarazzo, ele ficou à frente dos negócios da família após a morte do pai. Também conhecido como Conde Chiquinho, dirigiu durante 40 anos as Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, que foi o maior complexo industrial da América Latina. Ele morreu em São Paulo, no dia 27 de março de 1977, aos 77 anos.

<

 

 

Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo - 3Maysa Matarazzo: a cantora, compositora e atriz, Maysa casou-se aos 18 anos com o milionário paulista André Matarazzo, quase 20 anos mais velho. Ela teve um filho logo após o casamento - Jayme Monjardim Matarazzo, nascido em 1956. Seu relacionamento não durou, e, no ano seguinte, Maysa se separou para dedicar-se à vida artística. A cantora era conhecida pelo talento, assim como pelo forte temperamento. Mais tarde sofreu problemas com a bebida. Morreu aos 40 anos, no dia 22 de janeiro de 1977, em um acidente de carro, na ponte Rio-Niterói.

 

 

Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo - 4Eduardo Matarazzo Suplicy: político, economista, professor e administrador de empresas, ele é filho de Filomena Matarazzo, neta do conde Francesco Matarazzo, com o corretor de café Paulo Cochrane Suplicy. Eduardo Suplicy tem vasta carreira política e já ocupou os cargos de senador, deputado federal e estadual e vereador. Ele nasceu no dia 21 de junho de 1941, em São Paulo. 

 

 

Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo - 5Jayme Monjardim Matarazzo:  diretor de novelas/televisão e cinema. É filho do empresário André Matarazzo com a cantora Maysa. Seu bisavô é o conde Francesco Matarazzo. Nascido em 19 de maio de 1956, em São Paulo (SP), possui passagens pela TV Bandeirantes, pela extinta Rede Manchete e rede Globo.

 

 

Conheça algumas das figuras ilustres da família Matarazzo - 6Claudia Matarazzo: é jornalista e escritora, nascida em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1958. É especializada em etiqueta, moda e comportamento, com diversos livros lançados sobre o assunto. Já trabalhou em revistas da editora Abril, revista Isto É e foi apresentadora na TV Cultura e Gazeta. Desde janeiro de 2007 é a chefe do cerimonial do governo do estado de São Paulo.

 

 


Imagens via: Wikimedia Commons / Revista Life / Divulgação