Inicio

Conheça algumas curiosidades sobre os Manuscritos do Mar Morto, a descoberta mais importante do século XX

Por History Channel Brasil em 24 de Maio de 2015 às 03:03 HS
Conheça algumas curiosidades sobre os Manuscritos do Mar Morto, a descoberta mais importante do século XX-0

Os Manuscritos do Mar Morto constituem a maior descoberta arqueológica do século XX e foram encontrados no final da década de 1940. Trata-se de uma coleção de documentos que inclui os textos bíblicos mais antigos conhecidos, datando de 2 mil anos atrás. Abaixo, seguem alguns dados interessantes sobre sua descoberta e importância histórica incalculável:

Pastores adolescentes encontraram acidentalmente o primeiro conjunto de manuscritos

 Foi no final de 1946, próximo ao antigo povoado de Qumrám, na costa noroeste do Mar Morto. Um dos jovens jogou uma pedra dentro de uma caverna e se surpreendeu ao escutar o som que ela produziu. Então, ele e seus companheiros entraram na caverna e encontraram uma coleção de grandes vasilhas de barro, sete das quais continham os pergaminhos que agora conhecemos como Manuscritos do Mar Morto. Quando souberam do valor da descoberta, caçadores de tesouros e arqueólogos desenterraram milhares de fragmentos em dez cavernas próximas, completando de 800 a 900 manuscritos.

Ninguém sabe ao certo quem os escreveu

 A origem dos Manuscritos do Mar Morto, que foram escritos entre 150 a.C. e 70 d.C., continua sendo objeto de debate acadêmico. De acordo com a teoria predominante, eles são obra de uma população judaica que habitava Qumran, até que as tropas romanas destruíram o povoado, por volta de 70 d.C.

Quase toda a Bíblia hebraica está representada neles

Os Manuscritos do mar Morto incluem fragmentos de todos os livros do Antigo Testamento, exceto do Livro de Ester. Este teria se desintegrado com o tempo ou ainda não teria sido descoberto.

O hebraico não é sua única língua

A maior parte dos manuscritos está em hebraico, mas outros trechos estão em aramaico. Além disso, vários textos oferecem traduções da Bíblia hebraica para o grego.

Eles incluem um mapa para um tesouro escondido

Um dos manuscritos mais intrigantes é o Rolo de Cobre, uma espécie de antigo mapa do tesouro, que descreve 64 esconderijos subterrâneos nos arredores de Israel, contendo riquezas guardadas por segurança. Possivelmente, nenhum desses tesouros foi recuperado porque os romanos saquearam Judeia durante o século I d.C.

Assista ao vídeo abaixo e entenda a história por trás deste artefato histórico e saiba porque deixou teólogos e estudiosos completamente confusos:

Fonte: History