Inicio

Conheça 11 casos de eventos simultâneos que marcaram a História

Por History Channel Brasil em 19 de Dezembro de 2016 às 18:11 HS
Conheça 11 casos de eventos simultâneos que marcaram a História-0

Quando estudamos História, muitas vezes não nos damos conta de que vários eventos aconteceram ao mesmo tempo.

Datas de nascimento de figuras famosas, invenções revolucionárias e outros acontecimentos históricos geralmente ocorrem em diferentes partes do mundo de forma simultânea. Selecionamos abaixo 11 exemplos surpreendentes de coincidências históricas:

 

1 - A inauguração da Torre Eiffel, a fundação da Nintendo e o nascimento de Adolf Hitler aconteceram no mesmo ano.

O ano de 1889 foi repleto de acontecimentos históricos. Em 15 de maio, a Torre Eiffel foi inaugurada na França. O tradicional jornal americano The Wall Street Journal começou a circular dois meses depois. Na Holanda, Vincent Van Gogh pintou seu célebre quadro A Noite Estrelada no mês de junho. No mesmo mês, a Nintendo foi fundada no Japão. O  ano também marcou o nascimento do ditador nazista Adolf Hitler, em 20 de abril, na Áustria.


Conheça 11 casos de eventos simultâneos que marcaram a História - 1

 

2 - John F. Kennedy, C.S Lewis e Aldous Huxley morreram no mesmo dia.

No dia 22 de novembro de 1963, data em que o presidente americano John Kennedy morreu, também morreram os escritores C. S Lewis (Crônicas de Nárnia),  e Aldous Huxley (Admirável Mundo novo).

 

3 – Mamutes ainda existiam quando as pirâmides do Egito foram construídas

A Pirâmide de Djoser, considerada a mais antiga do Egito, foi construída entre 2620 e 2611 AC em Saqqara. Os últimos mamutes foram avistados na Ilha de Wrangel entre os anos 2500 e 2000 AC.

Conheça 11 casos de eventos simultâneos que marcaram a História - 2

4 – Star Trek e os Movimento de Direitos Civis ocorreram ao mesmo tempo

A série de TV Star Trek estreou em 1966, ano em que o Movimento dos Direitos Civis estava a pleno vapor nos Estados Unidos

 

5 – Primeira aparição de Sherlock Holmes foi no mesmo ano da invenção do basquete

 

O detetive Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle, estreou nas páginas da revista inglesa The Strand Magazine em 1891. No mesmo ano, o professor de educação física James Neismith criou o basquete nos Estados Unidos.

 

6- Shakespeare morreu um dia depois que Cervantes

 

Os escritores William Shakespeare e Miguel de Cervantes, dois gigantes da literatura, morreram com um dia de diferença um do outro. O primeiro morreu em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra em 23 de abril de 1616, enquanto o segundo morreu em Madri, na Espanha, um dia antes. 

 

7 – Anne Frank e Martin Luther King nasceram no mesmo ano

Anne Frank, famosa por escrever um diário relatando os sofrimentos dela e da família sob o nazismo, e Martin Luther King, líder do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos, nasceram ambos em 1929.

Conheça 11 casos de eventos simultâneos que marcaram a História - 3

 

8 – O primeiro veículo lunar foi usado no mesmo ano em que as mulheres ganharam direito de voto na Suíça

 

A NASA usou um veículo lunar pela primeira vez em 1971, durante uma missão do Programa Apollo. No mesmo ano, de forma incrivelmente tardia, a Suíça instituiu o sufrágio feminino.

 

9 – A última vez que a guilhotina foi usada na França foi no mesmo ano de lançamento de Star Wars

A última pessoa a ser condenada à morte por guilhotina na França foi Hamida Djandoubi, executado em 10 de setembro de 1977. O clássico filme Star Wars foi lançado em 25 de maio do mesmo ano. 

 

10 – O biscoito Oreo foi inventado no mesmo ano do naufrágio do Titanic

 

O biscoito Oreo foi lançado em 1912, mesmo ano em que o célebre navio Titanic naufragou, matando mais de 1500 pessoas, no dia 15 de abril.

Conheça 11 casos de eventos simultâneos que marcaram a História - 4

 

 

 

 11 – O sushi e o sanduíche foram criados na mesma época

Dois alimentos muito populares foram criados mais ou menos na mesma época em locais muito diferentes, o sanduíche e o sushi. O sanduíche foi inventado na Inglaterra pelo aristocrata John Mantagu, o 4º Conde de Sandwich (1718-1792). Reza a lenda que ele gostava tanto de jogos de azar que não tinha tempo para comer enquanto jogava. Então, pediu a um serviçal que trouxesse um pedaço de carne entre duas fatias de pão para que pudesse comer durante os jogos. Nascia assim um dos lanches preferidos de todo mundo.

Já o sushi foi criado em Tóquio por Hanava Yohei (1799-1858). Como na época ainda não existiam refrigeradores para conservar os alimentos, havia muita preocupação a respeito da segurança alimentar. No fim do Período Edo japonês, Yohei criou o sushi moderno. Ao invés de servir o peixe cru, Yohei marinava o alimento em molho de soja e vinagre para que ele não estragasse. Sua invenção revolucionou a culinária do Japão e se espalhou pelo mundo.

 

Conheça 11 casos de eventos simultâneos que marcaram a História - 5

 


 

Fonte: Mega Curioso

Imagens: Pirâmides (Ricardo Liberato/Wikimedia Commons), Torre Eiffel (Benh LIEU SONG/Wikimedia Commons), Mamute (Flying Puffin/Wikimedia Commons), Anne Frank (Collectie Anne Frank Stichting Amsterdam), Titanic (F.G.O. Stuart/Wikimedia Commons), Sushi (Nesnad/Wikimedia Commons)