Inicio

Cientistas solucionam "mistério das pernas" do Antigo Egito

Por History Channel Brasil em 19 de Dezembro de 2016 às 14:47 HS
Cientistas solucionam "mistério das pernas" do Antigo Egito-0

As origens de restos de pernas mumificadas, encontradas há mais de 100 anos, no Vale das Rainhas, eram um mistério do Antigo Egito que cientistas tentavam desvendar.


Em 1904, o antropólogo italiano Ernesto Schiaparelli entrou na câmara dedicada à rainha Nefertiti no Vale das Rainhas, no Egito. O local, que data de 3.300 anos, teria sido saqueado. Dentre os tesouros escassos descobertos na câmara deslumbrante, Schiaparelli encontrou o que pareciam ser os restos de duas pernas mumificadas.

Por mais de um século, os cientistas tentaram desvendar o mistério das pernas do Vale das Rainhas. Recentemente, com o uso dos recursos tecnológicos disponíveis, um grupo interdisciplinar de pesquisadores conseguiu revelar sua origem.

Stephen Buckley e Joann Fletcher, do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, no Reino Unido, afirmaram, após diversas análises genéticas, químicas e paleopatológicas: “O cenário mais provável é que os joelhos mumificados pertençam à rainha Nefertari”.

Nefertari Meryetmut foi a esposa predileta do imperador Ramsés II, o Grande, um dos governantes mais famosos do antigo império. Famosa por sua beleza, ela morreu aos 40 anos de idade, em 1.255 a.C.


Fontes: Plos OneInfobae

Imagem: © 2016 Habicht et al