Inicio

Cientistas descobrem origem da AIDS

Por History Channel Brasil em 07 de Março de 2015 às 03:03 HS
Cientistas descobrem origem da AIDS -0

O cientista norte-americano David Quammen afirma ter descoberto o momento exato em que o vírus do HIV começou a se espalhar por todo o planeta. Ele desenvolve sua teoria no livro “The Chimp and the River”, no qual remonta ao ano de 1908 para fixar o instante em que um animal contaminou um ser humano com o HIV pela primeira vez. De acordo com Quammen, foi um chimpanzé que infectou um caçador em uma selva tropical localizada ao sudeste de Camarões. E foi esse caçador que, sem saber, depois de ter matado o animal, teria iniciado a propagação do vírus em escala mundial, ao transmiti-lo para várias pessoas através de relações sexuais.

Segundo essa cronologia, baseada em estudos genéticos detalhados, a linhagem primitiva do HIV chegou, inicialmente, na cidade de Leopolville (hoje Kinshasa), no Congo. Depois, teria se expandido para outros lugares com a utilização médica de seringas hipodérmicas reutilizáveis. Foram essas seringas que causaram a massificação do vírus, o qual se propagou com a transmissão sexual. O HIV saiu da África e chegou ao Haiti em 1969, para, em seguida, entrar nos EUA, conforme afirma polemicamente Quammen, por culpa de um mordomo homossexual chamado Gaëtan Dugas, que teria infectado, aproximadamente, 40 pessoas.

Entenda como um vírus pode se proliferar e dizimas populações rapidamente. Assim como a AIDS, o Ebola também vem causando medo no mundo nos últimos meses e o mistério de como este mal ressurgiu ainda persiste. O que sabemos, é como o virus pode causar uma epidemia e a paralização mundial. Assista ao vídeo abaixo e entenda:

Fonte: ABC 

Crédito da imagem: C. Goldsmith