Inicio

Cientistas criam material que permite ser humano respirar debaixo d'água

Por History Channel Brasil em 23 de Outubro de 2014 às 16:49 HS
Cientistas criam material que permite ser humano respirar debaixo d'água-0

Uma equipe de cientistas dinamarqueses desenvolveu um revolucionário material de cristal, capaz de dar ao ser humano a capacidade de respirar debaixo d’água sem a necessidade de recorrer a tanques de oxigênio, o que, praticamente, o transformaria no famoso personagem dos quadrinhos Aquaman. Trata-se de um inovador material cristalino, desenvolvido por especialistas da Universidade do Sul da Dinamarca, tão “faminto por oxigênio” que apenas uma pequena porção pode consumir todo o oxigênio de uma sala de tamanho médio.

De acordo com seus criadores, o material também é capaz de absorver o oxigênio da água, como se fosse uma verdadeira esponja, e liberá-lo através de uma exposição mínima ao calor, à pressão baixa ou ao vácuo. “Alguns poucos grãos contêm oxigênio suficiente para um grande período de respiração e, já que o material pode absorver o oxigênio da água em volta do mergulhador, ele não precisará contar com mais que poucos grãos do material”, explica a cientista Christine McKenzie.

O novo material é feito à base de cobalto, do qual se obtém a estrutura molecular e eletrônica que lhe permite absorver oxigênio no seu entorno. “Pequenas quantidades de metais são suficientes para a absorção do oxigênio, por isso não é de todo surpreendente observar esse efeito em nosso novo material”, afirma McKenzie.

Fonte: Tech Times