Inicio

Chegue ao espaço sem sair de casa. Conheça o projeto GLORIA

Por History Channel Brasil em 26 de Dezembro de 2014 às 23:01 HS
Chegue ao espaço sem sair de casa. Conheça o projeto GLORIA-0

Pode ser que a iniciativa não modifique a história da exploração espacial – pelo menos em curto prazo –, mas, certamente, mudará a vida de milhares de aficionados, curiosos e amantes do espaço em todo o mundo. É que o projeto GLORIA implantou uma rede que conta com 13 telescópios robóticos localizados na Espanha, Chile, Argentina, República Tcheca, África do Sul e Rússia, oferecendo aos usuários sua utilização livre e gratuita.

Todos os interessados podem, através da página do GLORIA, se inscrever e utilizar, por 15 minutos, e no horário e dia disponíveis, algum dos telescópios para realizar a pesquisa desejada, fazendo uso de uma tecnologia espacial de ponta. Dessa forma, apenas colocando os comandos do telescópio selecionado, o usuário poderá orientá-lo, movê-lo e propor a busca de objetos celestes que estejam dentro do raio de ação do aparelho escolhido. Além disso, terá à sua disposição todas as ferramentas de observação, como filtros para necessidades diversas, podendo capturar a imagem que está procurando e obtendo, assim, uma única e autêntica fotografia espacial.

Trata-se da primeira rede mundial de telescópios de acesso livre, que permitirá a qualquer usuário produzir conhecimento científico, além de ser uma oportunidade para milhares de pessoas em todo o planeta, estimulando a paixão pela ciência. O valor deste projeto consiste na ideia de que, quanto mais participantes voluntários estejam observando o céu, mais fácil será detectar novos fenômenos e estudar com mais profundidade os já conhecidos.

Fonte e imagens: GLORIA