Inicio

A briga de casal que quase ameaçou o Dia D na Segunda Guerra

Por History Channel Brasil em 30 de Setembro de 2016 às 17:24 HS
A briga de casal que quase ameaçou o Dia D na Segunda Guerra-0

Uma briga de casal quase colocou em risco uma das mais importantes operações militares da Segunda Guerra Mundial, de acordo com documentos recém-liberados pelo serviço secreto britânico MI5.

A operação em questão? Nada menos do que o Dia D, o famoso desembarque das tropas Aliadas na Normandia, na França, no dia 6 de junho de 1944. Ali estava em jogo a retomada da Europa Ocidental das forças nazistas.

A tensão conjugal que quase acabou com tudo isso envolveu o espião Juan Pujol García, o "agente Garbo", e sua esposa espanhola Araceli, de acordo com os arquivos secretos. Pujol era um agente duplo vital para a operação do Dia D e deveria convencer os nazistas de que o desembarque ocorreria em Pas-de-Calais em vez da Normandia.

Confinada em Londres

Por conta da profissão de espião do marido, Araceli vivia confinada em Londres com os dois filhos por razões de segurança. Ela não gostava nada dessa vida, odiava o clima britânico, detestava as longas ausências do marido e sentia saudades da Espanha e da comida da sua terra. Inconformada com a vida que lhe era imposta, ela ameaçou ir à Embaixada espanhola e expor todos segredos da operação em junho de 1943. Só havia uma condição para que Araceli mudasse de ideia: queria permissão para visitar sua mãe.

Ela chegou a confrontar o chefe do marido, de acordo com os arquivos do serviço secreto. 

"Não quero viver nem cinco minutos mais com meu marido", disse ela, nervosa, segundo narrou o oficial do MI5 Tomas Harris. "Mesmo que me matem, vou para a embaixada espanhola."

Missão para acalmar a esposa

Para resolver a situação, o serviço secreto foi obrigado a montar uma "missão" para acalmar a esposa, com orientações e ideias do próprio marido. Os chefes de Garbo disseram a Araceli que se ela contasse tudo seu marido seria preso. Ela chegou a ser levada, vendada, para visitá-lo em um campo de detenção - tudo previamente armado pelos agentes. Depois disso, Araceli encontrou um conselheiro jurídico do MI5, Edward Cussen, que disse a ela que seu marido tinha sido solto e que ele poderia continuar na missão. O episódio deixou a esposa convencida de que precisava apoiar o trabalho secreto do esposo. Ela ainda foi ameaçada de prisão caso voltasse a incomodar. 

"Ela voltou para casa de rabo entre as pernas para esperar a volta do marido", disse Harris.


Fonte: BBC

Imagem: National Archives/PA