Inicio

Achado de crânio completo de T. rex impressiona nos EUA

Por History Channel Brasil em 29 de Agosto de 2016 às 12:10 HS
Achado de crânio completo de T. rex impressiona nos EUA-0

Um fóssil de um T. rex com o crânio completo e preservado foi encontrado em Montana, nos Estados Unidos.

O achado, que conta com 20% de sua estrutura original intacta, ganhou um apelido bonitinho, em homenagem aos seus descobridores do Museu Burke. Também participaram das escavações na Formação Hell Creek pesquisadores da Universidade de Washington (UW).

O T. rex foi batizado de "Tufts-Love Rex", em homenagem aos paleontólogos voluntários que notaram pela primeira seus ossos em uma colina: Jason Love e Lucas Tufts, do Museu Burke.

Certamente, não é nada fácil encontrar um fóssil de T. rex, ainda mais um com o crânio bom estado. A equipe da UW e do Burke afirmou que este é apenas o 15º crânio de T. rex completo no mundo.

Até agora, os cientistas conseguiram ver o lado direito do crânio - da base ao focinho, incluindo os dentes - o outro lado está preso na rocha e um processo meticuloso de remoção será iniciado em outubro. Além do crânio, foram achados cerca de um quinto do animal, incluindo costelas, quadris, ossos da mandíbula e vértebras. 

Os pesquisadores estimam que Tufts-Love viveu há 66,3 milhões de anos, geologicamente falando, isso não foi muito antes da extinção em massa que dizimou os dinossauros da Terra. Os pesquisadores também acreditam que, pelo tamanho do crânio (1,2 m), o T. rex tinha 15 anos quando morreu, ou seja, metade da estimativa de vida de um dinossauro da sua espécie. 

Veja no vídeo abaixo, o momento em que o crânio do dinossauro chegou das escavações para o Museu Burke.


 

Fontes: Seeker.com , Universidade de Washington 

Imagem: Dave DeMar/Burke Museum/UW