Inicio

7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra

Por History Channel Brasil em 11 de Outubro de 2016 às 13:12 HS
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra-0

Além de ceifar a vida de milhares de pessoas, as guerras reduzem ao pó a infraestrutura dos locais afetados, incluindo o legado arquitetônico de civilizações milenares.

No caso de guerras como a do Afeganistão e do Iraque e, principalmente, conflitos que afetam o Oriente Médio, há 7 monumentos históricos que foram afetados para sempre. Conheça um pouco sobre cada um deles.

Grande Mesquita de Samarra, Iraque: construída no século IX, já foi a maior mesquita do mundo. Foi bombardeada em 2005 durante um ataque da OTAN.
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra - 1
Budas de Bamiyan, Afeganistão: foi considerado o legado mais espetacular da cultura budista. As maiores figuras de Buda do mundo foram destruídas pelos talibãs.
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra - 2
Cidade Antiga de Bosra, Síria: capital do império árabe romano, possuía um grandioso teatro romano do século II, que sucumbiu ao bombardeio com morteiros.
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra - 3
Grande Mesquita de Alepo, Síria: erguida em 715, já foi uma das maiores do mundo, até ser reduzida a escombros durante a guerra civil síria em 2013.
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra - 4
Nimrud, Iraque: uma das cidades mais antigas da região, abrigo de estátuas monumentais e joias, foi saqueada após a invasão do Iraque em 2003.
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra - 5
Túmulo de Jonas, Iraque: centro de peregrinação para cristãos e muçulmanos, a tumba do profeta foi destruída pelo ISIS em 2014.
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra - 6
Palmira, Síria: uma cidade maravilhosa, declarada Patrimônio Mundial e que abrigou a arquitetura mais vanguardista de sua época, foi devastada pelo ISIS.
7 obras monumentais da civilização mundial destruídas pela guerra - 7

 


Fonte: Codigo Nuevo

Imagem destaque: Waj/Shutterstock.com

Imagens no corpo do texto (de cima para baixo):  IgorF [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons; Tor Pur/Shutterstock.com; Waj/Shutterstock.com; Gabriele Fangi, Wissam Wahbeh [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons; Homo Cosmicos/Shutterstok.com; Roland Unger [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons;OPIS Zagreb/Shutterstock.com