Inicio

Homem compra detector de metais e encontra “o tesouro do século” na Noruega

Erlend Bore, que adquiriu o equipamento depois que seu médico o aconselhou a caminhar, acabou se deparando com artefatos valiosos
Por History Channel Brasil em 10 de Outubro de 2023 às 11:50 HS
Homem compra detector de metais e encontra “o tesouro do século” na Noruega-0

O Museu de Arqueologia de Stavanger, na Noruega, anunciou que um caçador de tesouros amador fez "a descoberta do século” no país. O sortudo encontrou nove pingentes de ouro do século VI d.C. com símbolos raros de cavalos, juntamente com dez contas de ouro e três anéis também de ouro. O mais curioso é que o homem que achou os artefatos disse que apenas pretendia fazer um pouco de exercício.

Descoberta rara

Erlend Bore comprou um detector de metais depois que seu médico o aconselhou a sair do sofá e se forçar a caminhar. "No começo, achei que tinha encontrado moedas de chocolate ou um tesouro de plástico de pirata. Foi surreal", relatou ele, que imediatamente entrou em contato com as autoridades. Isso porque todos os objetos arqueológicos e moedas anteriores a 1650 são considerados propriedade do Estado e devem ser declarados. No entanto, o proprietário do terreno e o buscador recebem uma compensação.

Tesouro encontrado na Noruega
Imagem: Erlend Bore/Universidade de Stavanger/Divulgação

Os arqueólogos estimam que o tesouro seja datado de meados do ano 500 d.C. Os pingentes de ouro, conhecidos como bracteatos, adornavam colares que costumavam ser usadas pelas pessoas mais poderosas da sociedade escandinava. “Esta é a descoberta do século na Noruega. Descobrir uma quantidade tão significativa de ouro de uma só vez é extremamente raro”, disse Ole Madsen, diretor do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger.

“O nove bracteatos e as contas de ouro deveriam formar um colar excepcionalmente esplêndido, que foi feito por ourives habilidosos e usado pelos indivíduos mais poderosos da sociedade. Encontrar tantas bracteatos juntos é extremamente raro. Esta é a primeira descoberta deste tipo na Noruega desde 1800, e é também uma descoberta incomum no contexto escandinavo”, afirmou Håkon Reiersen, professor associado no Museu de Arqueologia.

Fontes
Universidade de Stavanger
Imagens
iStock