Inicio

Colar decorado com dente de tubarão pré-histórico é encontrado nos destroços do Titanic

Pesquisadores querem encontrar família do dono da relíquia, descoberta durante análises da primeira varredura digital do navio
Por History Channel Brasil em 02 de Junho de 2023 às 15:41 HS
Colar decorado com dente de tubarão pré-histórico é encontrado nos destroços do Titanic-0

Um impressionante colar de ouro decorado com um dente do tubarão pré-histórico Megalodon foi encontrado entre os destroços do naufrágio do Titanic. A empresa Magellan, especializada em mapeamento de águas profundas, descobriu a relíquia ao analisar as imagens da primeira varredura digital completa do navio durante uma expedição de arqueologia submarina. Agora, a companhia está em busca dos familiares do dono do artefato.

Em busca dos descendentes

Richard Parkinson, diretor executivo e fundador da empresa, ficou impressionado com a descoberta, descrevendo-a como "surpreendente, bonita e impressionante" (confira abaixo o vídeo do artefato). No entanto, ele ressaltou que, devido a um acordo entre o Reino Unido e os Estados Unidos, não é permitido recuperar artefatos encontrados no naufrágio. Apesar dessa restrição, a empresa quer localizar os descendentes do dono do colar. A empresa planeja usar Inteligência Artificial para estudar as imagens dos passageiros, concentrando-se em seus rostos e nas roupas que vestiam quando embarcaram no navio, alguns dias antes do Titanic atingir um iceberg e afundar.

A descoberta foi possível graças a uma filmagem inédita dos destroços, que capturou com clareza detalhes sem precedentes. Dois submarinos controlados remotamente por uma equipe de pesquisadores trabalharam no Atlântico Norte por seis semanas, cobrindo uma área de quase cinco quilômetros. Antes desse novo mapeamento, as imagens disponíveis estavam prejudicadas pela baixa luminosidade das profundezas marinhas e não conseguiram abranger completamente a região do naufrágio e os objetos espalhados ao redor.

Espera-se que a nova tecnologia utilizada neste estudo permita que pesquisadores esclareçam os detalhes do naufrágio do Titanic e compreendam melhor as causas do acidente. A famosa embarcação afundou na noite de 14 de abril de 1912, deixando um saldo trágico de mais de 1.500 mortos.

Fontes
Daily Mail
Imagens
iStock