Inicio

Telescópio James Webb viaja ao início do universo em um incrível vídeo

À medida que as imagens se afastam do nosso ponto de vista, cada segundo equivale a observar 200 milhões de anos no passado
Por History Channel Brasil em 13 de Agosto de 2023 às 12:59 HS
Telescópio James Webb viaja ao início do universo em um incrível vídeo-0

Usando imagens do Telescópio Espacial James Webb, da NASA, pesquisadores criaram um vídeo que nos leva de volta no tempo até o início do universo. A área destacada na visualização em 3D é uma pequena parte da Faixa de Groth Estendida, região entre as constelações de Ursa Maior e Boötes que contém cerca de 100 mil galáxias. À medida que a câmera se afasta do nosso ponto de vista, cada segundo equivale a observar 200 milhões de anos no passado.

Juventude do universo

O vídeo é resultado de um projeto chamado CEERS (sigla em inglês para "Ciência de Liberação Inicial da Evolução Cósmica", em tradução livre). As imagens mostram milhares de galáxias, começando com as próximas e terminando com algumas surgidas em um passado muito distante. No final da visualização, podemos observar a galáxia de Maisie, que fica a 13,4 bilhões de anos-luz de distância da Terra, originada 390 milhões de anos após o Big Bang, quando o universo ainda era jovem.

“Esse observatório (James Webb) oferece todo esse período de tempo para estudarmos”, disse Rebecca Larson, cientista do Rochester Institute of Technology, em  Nova York, e uma das investigadoras da pesquisa. “Não podíamos estudar galáxias como a de Maisie antes porque não podíamos vê-las. Agora, não só somos capazes de encontrá-las em nossas imagens, como também podemos descobrir de que são feitas e se diferem das galáxias que vemos de perto”, completou.

“Essa observação superou nossas expectativas. O grande número de galáxias que estamos encontrando no início do universo está acima de todas as previsões”, disse Steven Finkelstein, pesquisador da Universidade do Texas em Austin, e investigador principal do programa CEERS. Agora, o próximo objetivo dos pesquisadores é entender como as estrelas se formaram nessas primeiras galáxias.

Fontes
NASA
Imagens
iStock