Fenômeno foi descrito pelos mesmos pesquisadores que acreditam que o objeto  Oumuamua seja uma nave alienígena
Por History Channel Brasil em 21 de Outubro de 2022 às 18:37 HS
Nova colisão de objeto interestelar com a Terra é identificada por cientistas de Harvard-0

Astrofísicos da Universidade Harvard acreditam que identificaram o segundo objeto interestelar a atingir a Terra. O primeiro registro conhecido de um impacto de um objeto vindo de fora do Sistema Solar aconteceu em 2014 e foi confirmado recentemente por militares dos Estados Unidos. De acordo com Amir Siraj e Avi Loeb (os mesmos pesquisadores que defendem que o objeto interestelar Oumuamua seja uma nave alienígena), o novo caso aconteceu há cinco anos na costa de Portugal.

IM2 ou CNEOS 2017-03-09

Siraj e  Loeb também são responsáveis por registrar o primeiro objeto interestelar a colidir com a Terra (chamado de IM1 ou 2014-01-08). Agora, em um novo estudo publicado no arXiv (que não foi revisado por pares), eles descrevem a queda em alta velocidade de uma bola de fogo a centenas de quilômetros da costa de Portugal em 9 de março de 2017. O candidato a segundo meteoro interestelar foi batizado de IM2 ou CNEOS 2017-03-09.

O objeto foi identificado pelos pesquisadores em dados do catálogo de bolas de fogo do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, divisão da NASA. O meteoro media aproximadamente um metro de tamanho, ou seja era 10 vezes mais massivo que o IM1. Segundo os pesquisadores ele se movia a uma velocidade de 40 km por segundo.

Os pesquisadores não têm certeza de onde vieram os objetos interestelares, mas levantaram uma hipótese. Segundo eles, os meteoros podem ter resultado das explosão de supernovas. "Observou-se que as supernovas produzem 'balas' ricas em ferro, o que pode ser uma possível origem do IM1 e IM2", disseram.

Vice e Sci.News