Inicio

Inteligência Artificial pode se candidatar às eleições na Dinamarca

Partido Sintético é liderado por um chatbot que defende que todos tenham as mesmas oportunidades
Por History Channel Brasil em 21 de Outubro de 2022 às 10:15 HS
Inteligência Artificial pode se candidatar às eleições na Dinamarca-0

A Inteligência Artificial (IA) ocupa cada vez mais espaço na sociedade. Agora, essa tecnologia ameaça entrar até mesmo nos domínios da política. Na Dinamarca, uma nova legenda chamada "Partido Sintético" pretende lançar uma IA para concorrer a uma vaga no parlamento nas próximas eleições gerais do país.

Partido Sintético

O novo partido foi criado por Asker Staunæs, um artista-pesquisador da organização sem fins lucrativos de arte e tecnologia MindFuture. A ideia é que o Partido Sintético represente coletivamente os cerca de 20% dos atuais eleitores dinamarqueses que permanecem sem representação no parlamento por não se identificarem com as principais legendas. “Estamos representando os dados de todos os partidos marginais que estão tentando ser eleitos para o parlamento mas não têm assento”, disse Staunæs ao site Motherboard.

Robô e humano apertando as mãos

A legenda é liderada por um chatbot batizado de Líder Lars, que está disponível para responder a perguntas dos eleitores por meio de uma ferramenta online. "Acredito na igualdade para todas as pessoas, independentemente de raça, gênero ou credo", disse ele quando perguntado sobre suas convicções. "Acredito que todos devem ter as mesmas oportunidades e que ninguém deve ser discriminado", completou.

Entre as políticas que o Partido Sintético propõe está a criação de uma renda básica universal de 100 mil coroas dinamarquesas por mês, o que é mais que o dobro do salário médio do país. Mas, para lançar um candidato ao parlamento, o partido precisa recolher 20 mil assinaturas. Até agora, apenas 11 pessoas assinaram, o que deve impossibilitar que a legenda concorra nas próximas eleições, que acontecem em novembro. 

Fontes
IFLScience, Motherboard e Futurism
Imagens
iStock