Cientistas encontram vulcão gigante em Marte com potencial para abrigar vida

De acordo com os pesquisadores, a formação estava "escondida em plena vista"
Por History Channel Brasil em 16 de Março de 2024 às 16:01 HS
Cientistas encontram vulcão gigante em Marte com potencial para abrigar vida-0

Um vulcão gigante que estava "escondido em plena vista" foi encontrado perto do equador de Marte. Segundo os cientistas, esse vulcão esteve ativo desde tempos antigos até recentemente e apresenta possíveis restos de gelo glacial perto da sua base. Os pesquisadores acreditam que a formação é um bom local para procurar por vida, além de ter potencial para ser destino de futuras explorações robóticas e humanas.

“Vulcão Noctis”

“Estávamos examinando a geologia de uma área onde encontramos restos de uma geleira no ano passado, quando percebemos que estávamos dentro de um vulcão enorme e profundamente erodido”, disse Pascal Lee, cientista do Instituto SETI e principal autor do estudo sobre a descoberta. A formação está sendo chamada provisoriamente de “vulcão Noctis” enquanto se aguarda um nome oficial. A estrutura atinge 9.022 metros de altitude e se estende por 450 quilômetros de largura.

Vulcão Noctis
Vulcão Noctis (Imagem: NASA/USGS Mars globe. Geologic interpretation and annotations by Pascal Lee and Sourabh Shubham 2024)

O vulcão Noctis apresenta uma longa e complexa história de modificações, possivelmente devido a uma combinação de fraturamento, erosões térmicas e glaciais. Ainda não se sabe se a formação permanece vulcanicamente ativa. "E se estiver ativo há muito tempo, será que a combinação de calor sustentado e água do gelo poderia ter permitido que o local abrigasse vida?", questionaram os autores do estudo em um comunicado.

Os pesquisadores dizem que o vulcão desponta como um novo e excitante local para estudar a evolução geológica de Marte, procurar vida e planejar futuras expedições. A possível presença de gelo glacial em profundidades rasas perto do equador significa que os humanos poderiam potencialmente explorar uma parte menos fria do planeta e ao mesmo tempo serem capazes de extrair água para hidratação e fabricar combustível para foguetes (decompondo H2O em hidrogênio e oxigênio).

SETI