Cientistas descobrem a origem do buraco gravitacional no Oceano Índico

A gravidade no local é tão anômala que o nível do mar fica 106 metros abaixo da média global
Por History Channel Brasil em 19 de Julho de 2023 às 11:35 HS
Cientistas descobrem a origem do buraco gravitacional no Oceano Índico-0

A Terra não é uma esfera perfeita. Pelo contrário, está cheia de protuberâncias e deformações onde a força gravitacional possui diferentes valores. Há um lugar no meio do Oceano Índico onde essa força enfraquece tanto que é considerado um "buraco gravitacional", cuja origem pode ter sido desvendada agora. Lá, o fundo do mar apresenta uma enorme depressão.

Baixa Geoide do Oceano Índico

A Baixa Geoide do Oceano Índico (IOGL, na sigla em inglês) é uma depressão de 3 milhões de quilômetros quadrados situada a 1.200 quilômetros a sudoeste da Índia. Em comparação com seus arredores, a gravidade no local é tão fraca que o nível do mar sobre o buraco fica 106 metros abaixo da média global. Mas desde a sua descoberta em 1948, a origem desse abismo intriga os cientistas.

Em um novo estudo publicado no periódico científico Geophysical Research Letters. os geocientistas indianos Debanjan Pal e Attreyee Ghosh apresentam uma nova hipótese sobre a origem do enfraquecimento extremo da gravidade nessa região. Segundo os pesquisadores, a resposta está a mais de mil quilômetros abaixo da crosta terrestre, onde um antigo oceano afundou há cerca de 30 milhões de anos.

Usando modelos de computador que simularam os movimentos do manto e das placas tectônicas na região ao longo de 140 milhões de anos, o estudo indica a presença de "plumas quentes" de rocha derretida que se elevam sob o Oceano Índico e contribuem para sua grande "deformação". “Essas plumas, juntamente com a estrutura do manto nas proximidades da baixa do geoide, são responsáveis pela formação dessa anomalia negativa”, escreveram os pesquisadores. Novas pesquisas serão necessárias para confirmar essa hipótese.

Science Alert e Live Science