Inicio
10 / Maio / 1957
02 / Fevereiro / 1979

Sid Vicious

Por History Channel Brasil em 27 de Janeiro de 2015 às 18:48 HS
Sid Vicious-0

John Simon Ritchie-Beverly, mais conhecido como Sid Vicious, nasceu em Londres, o dia 10 de maio de 1957, e morreu no dia 2 de fevereiro de 1979, em Nova York. Filho do ex-guarda John Ritchie e da hippie Anne Randall, ele foi um músico inglês e entrou para a história como um ícone da cultura punk por conta de sua participação na lendária banda Sex Pistols (1975-1978). O pai de Sid abandonou Anne logo após seu nascimento. Mais tarde, sua mãe foi para Ibiza (na Espanha) para ganhar dinheiro vendendo drogas quando Vicious tinha três anos. De volta à Inglaterra, Sid teve uma infância e adolescência complicadas. Sid Vicious e os Sex Pistols

Definitivamente, a figura de Sid Vicious marcou uma época na cultura punk e se tornou o símbolo máximo de uma geração e da própria banda Sex Pistols. Muitos dizem que ele deixava a desejar como músico, contudo sua suposta falta de técnica era compensada pela sua aparência, atitude polêmica e anarquista e as confusões em que se envolvia constantemente. Sid ganhou esse apelido após ser mordido pelo roedor de um amigo, John Joseph Lydon (que mais tarde se tornou Johnny Rotten, vocalista do Sex Pistols). O animal se chamava Sydney e “vicious”, em inglês, significa perverso.

 

Sex Pistols proibido de tocar

A audiência americana é a mesma de qualquer uma. Exceto por ser um pouco mais chata.

Sid entrou em 1977 para o Sex Pistols, banda criada por por Malcom McLaren, que teve a ideia de formar um grupo (Sex Pistols) para divulgar sua loja, a Sex, que vendia roupas e acessórios para jovens roqueiros e considerados "estranhos". Sid entrou para grupo no lugar do baixista Glen Matlock, que, constantemente, entrava em atrito com Rotten. O novo integrante da banda não sabia tocar baixo e precisou da ajuda de Jones, o guitarrista, para gravar todas as músicas do álbum do grupo, com exceção de Anarchy in the UK, que foi gravada por Matlock.O grupo tinha recém fechado contrato com a gravadora A&M Records. Contudo, o contrato não durou muito, já que houve uma grande confusão na festa de comemoração, e o acerto foi logo cancelado. Além disso, por conta das letras polêmicas, o Sex Pistols estava proibido de trocar em território inglês e seus discos foram banidos das lojas. A banda começou a tocar escondido e, de qualquer maneira, gerava publicidade para McLaren. Em sua curta existência, os Pistols influenciaram o movimento punk no Reino Unido e produziram apenas quatroe um álbum de estúdio, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols.

 

Sid conhece a problemátia Nancy Spungen

Bem, você sabe, eu realmente não me importo para o que a maioria pensa.

Após sete meses com os Sex Pistols, Sid foi apresentado a Nancy Spungen, uma garota norte-americana problemática, que era stripper e groupie. Eles, imediatamente, começaram um relacionamento. Apaixonados, mas viciados em heroína, protagonizaram repetidos casos de violência. Os problemas de Sid podem ter apressado a dissolução do Sex Pistols durante uma turnê pelos EUA, em janeiro de 1978. Contudo, o caso mais sério foram os acontecimentos ainda misteriosos em torno da morte de Nancy, que foi esfaqueada em 12 de outubro do mesmo ano, no quarto do Chelsea Hotel em Nova York, que ela dividia com Sid.

 

Morte aos 21 anos

Eu, provalvemente, morrerei na época que eu alcançar 25. Mas eu irei viver do jeito que eu quero.

Libertado sob fiança após sua prisão como suspeito pelo assassinato, Sid voltou a se meter em confusão e retornou à cadeia em dezembro de 1978 por agredir o irmão de Patti Smith em um bar com uma garrafa quebrada. Após sete semanas de detenção e de desintoxicação, Sid Vicious foi liberado no dia 1 de fevereiro de 1979. Mais tarde, naquela mesma noite , em uma festa, ele sofreu uma overdose de heroína e morreu, aos 21 anos, nas primeiras horas do dia 2 de fevereiro.