Inicio
16 / Março / 1911
07 / Fevereiro / 1979

Josef Mengele

Por History Channel Brasil em 18 de Maio de 2017 às 19:25 HS
Josef Mengele-0
Caption
BIOGRAFIAS

Josef Mengele foi um médico militar alemão reconhecido por seus terríveis experimentos médicos realizados no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, que lhe valeram o apelido de "O Anjo da Morte".

Josef Rudolf Mengele nasceu em 16 de março de 1911 em Günzburg, Bavária, Alemanha, e morreu no dia 7 de fevereiro de 1979, em Bertioga (SP), vítima de um afogamento enquanto nadava. Filho de Walburga Mengele e Karl Mengele, fundador de uma próspera companhia de máquinas para o campo e nazista fervoroso. Em 1935, Mengele  se formou como antropólogo na universidade de Munique; dois anos depois, no Instituto de Biologia Hereditária e Higiene Racial. Tornou-se assistente do doutor von Verschuer, cientista de renome na área da genética. Mengele ampliou seus estudos sob a tutela de Theodor Mollison e Eugen Fischer, com quem praticou diversos experimentos médicos na Namíbia.

Em 1937, se uniu ao Partido Nazista e, em 1938, após a sua titulação como médico, ingressou na SS. Por ter servido por bastante tempo como soldado de infantaria, em 1940 se juntou ao serviço médico das Waffen-SS, obtendo várias distinções, entre elas a Cruz de Ferro. Em abril de 1943, foi promovido ao grau de Capitão. Apenas um mês depois disso, Mengele foi enviado ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau onde foi nomeado Oficial Médico.

 

Anjo da Morte

Foi nesse lugar que Mengele se tornou um personagem infame e lembrado até os dias de hoje. O codinome "Anjo da Morte" ou "Anjo Branco", por conta de sua vestimenta branca, prontamente se tornou conhecido e temido pelos prisioneiros do campo de concentração. Uma de suas tarefas consistia em receber os novos internos e decidir com um simples movimento de mão quem viveria e quem morreria.

Os que recebiam a negativa eram enviados à câmara de gás para o seu extermínio imediato, enquanto os demais eram introduzidos ao campo onde sofriam os mais terríveis abusos. Mengele ficou conhecido pelos experimentos médicos que realizava em humanos que ele considerava simplesmente "ratos judeus".  Esses experimentos iam desde tentar criar gêmeos siameses artificiais até a morte de bebês por inanição, passando por amputações e deformações de todo tipo. Os mais conhecidos aparatos de tortura foram utilizados como os seus terríveis instrumentos, bem como uma grande variedade de ácidos e injeções de substâncias desconhecidas.

 

Morte no Brasil

Prevendo a derrota nazista na guerra, Mengele se preparou para fugir antes que fosse tarde demais. Saiu escondido de Auschwitz dias antes da chegada do Exército Vermelho. Conseguiu escapar da prisão depois da guerra, primeiro trabalhando em uma fazenda, cuidando de cavalos na Bavária. Em 1949, fugiu para a América do Sul. Ele se tornou um cidadão paraguaio em 1959 e, mais tarde, foi para o Brasil, onde encontrou outro ex-companheiro do partido nazista, Wolframato Gerhardanto.

Em 1985, uma equipe internacional de especialistas forenses viajou ao Brasil na busca por Mengele. Eles acreditavam que um homem chamado Gerhard, que morreu por conta de um derrame enquanto nadava, em 1979, seria, na realidade, Mengele. As análises da arcada dentária mais tarde confirmaram que o médico nazista tinha, em determinado momento, assumido a identidade de Gerhard e realmente foi vítima de um derrame. A história do Anjo da Morte rendeu também um filme. "Os meninos do Brasil" (1978) é um romance que tem como base a vida de Josef Mengele após a guerra. O papel do médico foi interpretado pelo ator Gregory Peck.