Inicio
15 / Julho / 1956
18 / Maio / 1980

Ian Curtis

Por History Channel Brasil em 14 de Maio de 2015 às 12:44 HS
Ian Curtis-0

Ian Kevin Curtis foi um músico conhecido pelo seu trabalho à frente da banda Joy Division, formada em 1976, em Manchester, na Inglaterra. Ian Curtis nasceu no dia 15 de julho de 1956, emTrafford, e morreu em 18 de maio de 1980, em Macclesfield, com apenas 23 anos.

Mas o Amor vai nos dilacerar... novamente.

Ian Curtis era filho de Kevin Curtis e Doreen Elizabeth. Deste muito jovem, mostrou talento para a música e também direcionou o seu foco para a indústria musical. O destino de Ian Curtis mudou após assistir uma performance do Sex Pistols em 1976. A partir dali, se convenceu de que seu lugar era no palco. Ian atendeu ao anúncio de um cartaz em que dois garotos, Bernard Sumner e Peter Hook, procuravam um parceiro para a sua banda. Ian se ofereceu como vocalista e compositor, o que foi aceito por Bernard e Peter. A busca por um baterista não foi fácil até os três fecharem no nome de Stephen Morris. De início, a banda se chamou Warsaw (Varsóvia, capital da Polônia), mas logo depois mudou para Joy Division, em 1978, porque já havia uma banda chamada Warsaw Pact.

As apresentações do Joy Division eram únicas, por conta do estilo de Ian e sua forma de dançar. O músico sofria convulsões e havia se inspirado nos ataques epiléticos em suas performances. Ian, inclusive, sofreu crises no palco e chegou a receber atendimento médico enquanto se apresentava. A intensa agenda do Joy Division, definitivamente, não ajudava em nada a sua saúde. Suas composições eram densas, doloridas, baseadas em temas como morte, violência e degeneração. O músico também gostava da escaleta Hohner e tocou o instrumento ao vivo pela primeira vez em 1979.

 

Morte

Tenho esperando que um guia venha e me leve pela mão.

Ian sofria com problemas pessoais, como o divórcio da esposa e um caso com a jornalista belga Annik Honoré, além de sua mente conturbada por conta de influência da contracultura. Sua última apresentação com o Joy Division aconteceu em 2 de maio de 1980, em Birmingham, na Inglaterra.

Pouco dias depois, em 18 de maio, Ian foi encontrado morto, após se enforcar com uma corda de varal na cozinha. O seu corpo foi cremado e as cinzas enterradas em Macclesfield. Em sua lápide está a inscrição "Love Will Tear Us Apart" ("O Amor Vai Nos Separar"), nome de uma das músicas mais famosas do Joy Division. O membros do grupo formaram mais tarde a banda New Order. Ian Curtis se casou m 1975 com Deborah Woodruff e ambos tiveram uma filha, Natalie, nascida em 1979.

 


Imagem: Patrick Pearse [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons